Apoiadores:


Startups

Metlycs: A Startup de São Paulo que oferece marketing digital com precificação mais justa

375 minutos por semana.

Esse é o tempo que os brasileiros passam no ambiente digital.

O tempo investido online é maior do que o passado em frente ao aparelho que já foi considerado a principal fonte de informação e entretenimento dos anos 2000.

Ao todo, são 50 minutos a mais online que os 325 minutos assistindo televisão. 

Os dados vão de desencontro ao mercado quando o assunto é investimentos publicitários, que ainda concentram 67% do orçamento na televisão. As informações são do estudo Digital Marketing Readiness publicado pela McKinsey.

É olhando para este cenário que a Metlycs, startup de automação em marketing digital, quer auxiliar agências e marcas a explorar o digital, e aos poucos, conquista espaço entre clientes, enfrentando concorrentes bem agressivos, apostando no preço mais baixo e ferramentas que não estão disponíveis em outras plataformas de mesma função para conquistar espaço.

Da agência de performance à plataforma de automação

Foi trabalhando em uma agência de performance que um dos sócio-fundadores, Lucas Longhi, 27 anos, enxergou uma dor comum aos clientes e a consequente possibilidade de empreender. “Entre as limitações das plataformas existentes, as principais envolviam custo muito alto. Outro detalhe é que elas não eram muito alinhadas à tecnologia”, relembra.

De analista a gerente de e-commerce, durante os quatro anos da faculdade Lucas trabalhou em uma agência digital.

Foi por esse motivo que um colega o chamou para ser sócio num projeto de agência de marketing digital e, pelo período de um ano após o término da faculdade, funcionou, mas a sociedade não era o que Lucas buscava e ele deixou a agência (que segue sem ele) para dar início a um projeto que, posteriormente, seria utilizado dentro dos ambientes por onde passou.

Foi assim que, em 2016, a Metlycs ganhava seu primeiro escopo. Antes de tudo, ele já admite, que não sabia fazer MVP, já que o desenvolvimento da plataforma foi feito durante três anos com pitadas de perfeccionismo que ele enxerga como falha.

O sócio, Matheus Lugon, 23 anos, entrou no barco durante recrutamento para formar o time, e o feat deu certo logo de cara. Seis meses depois, além de sócios, eles já se consideravam irmãos de outra mãe.

Ferramentas + funcionalidades

Automação, segmentação, lading page, inbound, CRM, disparo de email marketing, pop up, ping e comparador.

São as ferramentas disponíveis na plataforma da Metlycs, as duas últimas consideradas diferenciais em relação aos concorrentes que já estão no mercado.

“Pode-se dizer que essas ferramentas nasceram antes da Metlycs. São soluções que criamos internamente para atender clientes. Na parte de desenvolvimento, vieram antes da automação, mas quando a plataforma foi constituída, todas as ferramentas vieram juntas”, explica Lucas.

Um ano, após o lançamento comercial, a plataforma soma 500 usuários e mais de 2000 propriedades.

O formato freemium e modular é o que garante que eles precifiquem de uma maneira mais justa com o usuário. Dessa forma, os usuários podem utilizar a plataforma com limite de disparos e níveis de funcionalidades, e caso desejem, podem selecionar o volume e quais ferramentas serão ampliadas, pagando de maneira mais justa pelo que utiliza e não pelo plano fechado.

Desde o lançamento comercial há um ano, algumas mudanças já foram feitas devido ao feedback de parceiros:

Nós prezamos demais o canal de atendimento. Como pessoa física nós sabemos como é um mal atendimento e jamais queremos que aconteça com usuários e clientes. Queremos atender com louvor e escutar o que as pessoas têm a dizer.

Os diferenciais da Metlycs para abrir portas e um mercado com concorrentes agressivos

Para eles, o Comparador é considerado um diferencial tático, que funciona como um rastreio na web para acompanhar os concorrentes.

Para as agências, Lucas vê como uma possibilidade de ganhar mais autonomia. “Por exemplo, você pode acompanhar se um produto saiu de estoque, se o cliente mudou o preço, e isso possibilita que a agência tenha uma relação mais pró-ativa, além de oferecer mais autonomia na tomada de decisão”.

Já o Ping vem como um auxílio para monitorar a estabilidade dos sites e, por ser simples de configurar, é considerado de uso fácil: basta criar uma organização e começar a usar, com ou sem agência.

Precisando de ajuda para inovar nos negócios?

LGPD e as metas da Metlycs para 2020

O ano de 2020 começa com o objetivo de ganhar base, oferecendo mais conteúdo técnico e evoluindo a funcionalidade para transformar mais usuários gratuitos em pagantes, sem deixar de excluir os free.

“A meta é pelo menos quadruplicar os usuários”. Para isso, eles querem evoluir na ponta do lápis, apostando no upsell para que os usuários vejam mais valor na plataforma.

Com tempo hábil, a startup já se prepara para outro fator que eles buscam usar como diferencial: a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

“A lei tem objetivo de proteger os usuários, e todas as ferramentas que armazenam informação vão precisar ser muito mais claras para que o usuário se sinta confortável. No nosso caso, os usuários da Metlycs são operadores e, caso um usuário externo queira saber quais são as informações que o operador tem sobre o cadastro dele, nós estamos nos preparando desde já para que a vida dos operadores de lead seja simplificada”, adianta Matheus.

No canal do Youtube, a startup disponibiliza uma lista de vídeos tutoriais para que os clientes comecem a utilizar a plataforma de automação. É só acessar e começar a usar com direito a um tour guiado no vídeo abaixo:

Ficha técnica da Metlycs

Nome: Metlycs
Local de origem: São Paulo
Fundação: Agosto de 2017
Fundadores: Lucas Longhi e Matheus Lugon
Modelo de negócio: Assinatura (Freemium)
Usuários ativos: 500

Pitch da Metlycs

Que problema resolve: A Metlycs busca resolver problemas que encontramos no ambiente digital, principalmente por meio de automações. A plataforma possibilita gerenciamento de leads, campanhas de e-mail marketing, fluxos de automação, criação de Pop-Ups, Landing Pages, e duas funcionalidades inéditas em plataforma: o Comparador, o qual possibilita o rastreio automatizado de sites de concorrentes, e o Ping, um verificador de estabilidade do seu site. Tudo isso de forma modular e freemium.

Qual é o diferencial: Nossos diferenciais se concentram no nosso modelo de negócio freemium e modular, além das nossas funcionalidades inéditas (Comparador e Ping).

Estágio atual: Operação/tração.

Investimento x Faturamento: Bootstrap, com faturamento.

Mercado e concorrentes: Nosso mercado atual são empresas e agências. Nossos principais concorrentes são: RD Station, Hubspot, Sharpspring e Lead Lovers.

Maiores desafios x Visão do futuro: O nosso maior desafio é manter o melhor atendimento, mesmo crescendo a base de usuários que utilizam a plataforma sem planos pagos. Para o futuro teremos cada vez mais módulos para possibilitar que usuários não paguem por funcionalidades que não utilizam.

O que vem pela frente: Muita inovação, melhorias de usabilidade e o melhor atendimento entre todas as plataformas no Brasil.

Onde encontrar: metlycs.com.br

mm
Autor

Jornalista com um pézinho na publicidade e que acredita na comunicação responsável. Gosto das ações que provocam mudanças o mesmo tanto que gosto de bichos.

Write A Comment