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Investir em comunicação está nos seus planos?

Você entende tudo de startups e de novos modelos de negócio. Sua ideia é boa e original. Tecnicamente você cumpriu todos os caminhos com perfeição e criou uma nova empresa, num cenário de incertezas, escalável, repetível e de baixo custo.

Mas…o projeto não deslancha.

As explicações para a morosidade do sucesso podem ser muitas. É hora, então, de fazer um checklist. O cientista Michael Faraday já nos anos 1800 defendia: “As cinco essenciais habilidades empreendedoras para o sucesso são concentração, discernimento, organização, inovação e comunicação”.

Comunicação está no seu plano de negócio?

A palavra comunicação abrange uma vasta série de conceitos. De uma forma simplista, ressalto alguns.

Trata-se de trocas de informações, de emissão e recepção de mensagens e do significado que a linguagem verbal e a não verbal exprimem.

Uma simples conversa entre funcionários, um comunicado oficial, uma entrevista na imprensa, uma logomarca, um slogan e até a publicidade em outdoors, por exemplo, compõem o acervo comunicacional.

  • Você já parou pra pensar qual é a imagem que seu novo negócio transmite?
  • Quando olham para sua empresa, as pessoas veem o que?
  • Elas enxergam o mesmo que você?

Conquistar a atenção de clientes, investidores, parceiros, formadores de opinião e da imprensa não é algo que acontece naturalmente. Ser atraente é uma ação que deve ser arquitetada nos mesmos moldes do plano de negócios da empresa.

Principalmente quando se tratam de novos negócios, sob comando de gente muito jovem, sem um histórico social-financeiro-tributário-trabalhista para ser apresentado.

Não ignore esse fato: empresa jovem ainda não teve tempo de construir uma imagem de credibilidade. O seu produto ainda não se vende sozinho.

A construção da imagem de uma startup envolve muito mais do que a imagem que você quer dar a ela. Conversar com toda a rede de relações envolvida no negócio pode parecer uma verdadeira Torre de Babel.

A comunicação eficiente tem um poder decisivo nessa hora: é preciso falar uma linguagem específica com cada um dos players.

Se a sua empresa não consegue ter uma comunicação eficiente internamente, dificilmente ela vai conseguir trocar informações importantes com alguém de fora. Muito menos ter a simpatia da opinião pública.

Sessenta por cento de todos os problemas administrativos resultam da ineficácia da comunicação.

Peter Drucker
Pai da administração moderna

Contar com uma assessoria e elaborar um bom plano de comunicação podem ajudar a avançar alguns degraus no sucesso da sua startup. E ainda vai deixá-lo melhor preparado para os momentos de crise de imagem junto à opinião pública.

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Autor

Mayra Chagas é jornalista formada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR) há 12 anos, especialista em Gestão de Agronegócio. Possui vasta experiência em televisão como repórter, editora e apresentadora da Rede Paranaense de Televisão (RPC TV), emissora afiliada da Rede Globo. Entre os projetos de assessoria de imprensa e media training, atua como empresária do ramo da gastronomia e nas horas vagas viaja pelo mundo em busca de experiências revigorantes.

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