🚀  Buscando inspiração, motivação e muito conhecimento?

NÃO SIM!

Apoiadores:


Mundo

In her shoes: experiência do usuário transformando o varejo calçadista

Nunca uma expressão veio tão a calhar com o propósito de um projeto. O termo em inglês “nos sapatos dela” que popularmente quer dizer “em seu lugar” descreve a essência da proposta da Sapati Sapataria Inteligente, a primeira loja laboratório do Brasil, com sede em Cascavel.

Desenvolvida pela SetaDigital, empresa de tecnologia de gestão para lojas de calçados, a Sapati tem a intenção de provocar a experiência do usuário no formato de loja-escola. O objetivo é apontar, na prática, os problemas e como solucioná-los de um jeito mais assertivo. Uma equipe muito unida se envolveu na construção do projeto idealizado pelo casal Vanderlei e Rosi Kichel, proprietários da SetaDigital.

Desde o insight foram dois anos em busca de informações e inspiração para ajudar varejistas. A fonte não poderia ser outra senão o Vale do Silício, na Califórnia, que contribuiu muito para esse processo de pesquisa. Além disso, pesquisas com clientes, visitas a empresas, soluções globais e altamente tecnológicas serviram de inspiração.

O principal desafio da SetaDigital para os próximos anos é fazer a diferença na vida das pessoas em todo o mundo, inovando nossos produtos e processos para que possamos ajudar 1 bilhão de pessoas a serem mais felizes com seu calçado novo.

Vanderlei Kichel
CEO SetaDigital

Quando Vanderlei fala em redução de custos, inclui desde a automatização do inventário, controle de saldos de estoque e diminuição de vendedores.

Além disso, o retorno do investimento acontece a partir do sexto mês, o que torna o negócio muito atrativo. O objetivo é oferecer uma experiência de compra diferenciada numa loja física e que pode ser realizada em apenas um toque.

A inauguração da Sapati também marcou o lançamento da nova sede da SetaDigital, moderna, descolada e muita acolhedora. “A Sapati contribui para aproximação da equipe ao produto final e incentivamos os clientes a incorporarem as soluções desenvolvidas pela Seta”, complementa Vanderlei. Para ele, esse projeto mostra que a inovação em um setor tradicional é viável e a tecnologia pode ser uma aliada na redução de custos, atração de clientes e retorno do investimento.

Equipe Sapati Seta Digital
A equipe (orgulhosa) da SetaDigital comemora o ano de conquistas

Eu posso comprar na Sapati?

Sim, qualquer pessoa pode comprar na loja. A Sapati é em essência uma loja de calçados. O que muda é o processo de compra e nela o objetivo não é apenas ter lucro com a venda de calçados.

O maior bem é a informação!

Cada experiência de usuário (consumidor) revela mais uma possibilidade de melhorar o sistema e o modelo de negócio oferecido pela Seta.

Se você está curioso, experimente!

Na Sapati você terá a possibilidade de experimentar um self service de calçados, ou seja, de realizar todas as etapas da compra através do autoatendimento. Mas, também, tem uma equipe pronta para te atender. E no lugar de vendedoras, você vai conhecer as consultoras de venda, que estão preparadas para ajudar a escolher a melhor opção.

O consumidor escolhe um modelo de sapato e, ao decidir que vai comprar, aproxima o produto de um dos totens de atendimento espalhados pela loja para adicioná-lo ao seu ‘carrinho eletrônico’. A partir daí a informação é enviada ao estoque a ao caixa para que o calçado seja retirado e pago.

Segundo a designer de calçados e diretora de Expansão da SetaDigital, Ana Carolina Fussiger, se o consumidor quiser pode fazer todo o processo de compra sozinho, mas se ele preferir pode ter o atendimento personalizado das consultoras, que estão preparadas para ajudar o consumidor a escolher o estilo de calçado para cada perfil ou look.

Todos os detalhes na Sapati foram pensados para os lojistas implantarem em sua loja física. O conceito visual também é um aspecto importante que pode ser adotado pelos lojistas. A distribuição dos pares e as ilhas que também funcionam como provador facilitam e tornam o autoatendimento mais interessante.

Na Sapati o lojista compreende como a moda pode potencializar o processo de venda, além de transformar o relacionamento com os clientes.

Ana Carolina Fussiger
Designer de calçados e Diretora de Expansão da SetaDigital

Créditos: Rodrigo Vieira/Assessoria

mm
Autor

Adoro escrever e dar pitaco sobre tudo, mas tenho carinho por assuntos que ajudam empreendedores, assim como eu, a serem melhores. Jornalista e cofundadora da Rulez.

Write A Comment